Saturday, June 5, 2010

Pequenez

Perdido em sua pequenez de projeto de poder, o Partido dos Trabalhadores dá o tom da campanha.

Sua mania de desconstruir adversários (haja vista a própria atitude do presidente contra FHC) esconde de forma intermitente a simples verdade de que o PT não tem programa de governo, não tem projeto de Brasil e não tem linhas de atuação definidas.

Como todo bom governo populista, o Governo Lula se resume em um amontoado de ações claramente desconexas, que têm como ponto de encontro somente a urgência da ação de conquista da opinião pública.

Acompanhar o governo PT é algo muito parecido a assistir um programa de televisão que troca de trama ou personagens de acordo com flutuações na audiência.

Basta passar por resumos do que foram os quase 8 anos de Lula para constatar isso. Por exemplo, causa estranhamento que o tal do "PAC", que deveria ser algo com objetivos claros (e não simples apropriação marquetística de números de investimentos de estatais ou de empréstimos para construção de casa própria), tenha sido proposto no início do segundo mandato. Até então, o país já havia passado por diversos gargalos de infra-estrutura (muitos dos quais já apontados antes do início do governo Lula), como o foi de forma dramática nas tragédias anunciadas de Tam e Gol, sem que o governo tomasse qualquer atitude que não a prática eleitoreira buscando a re-eleição.

Qual o objetivo do "PAC"? Como se faz para "acelerar o crescimento"? Essas e outras perguntas continuam (e continuarão) sem resposta, na medida em que o governo que mais investiu em propaganda e publicidade na história do Brasil siga a linha de muita forma e pouco conteúdo. O governo Lula é uma "preparada" com Q.I. 70...

E a "preparada" apronta sempre, porque na base das idéias o trabalho é impossível. Tome dossiê, gritos de "FHC isso, FHC aquilo" e "Serra neo-liberal". Projeto de país, desvinculado de projeto de poder, ainda estou por ver. Estamos de fato navegando no lago da pequenez autoritária do partido que sem idéias, mas com as vias de fato, subjuga e desvirtua instituições que vão desde sindicatos a tribunais para se manter no controle.

Muito cuidado Brasil. Quando cair a ficha, pode ser tarde demais...


No comments:

Post a Comment