Sunday, April 11, 2010

Começa a campanha?

Parte das manchetes de jornais, revistas e blogs colocou o lançamento da candidatura de José Serra como o começo da campanha presidencial entre Serra e Dilma.

Tal afirmativa conteria alguma verdade caso ambos tivessem lançado sua candidatura ontém. Porém, independentemente do fato de Dilma estar em campanha há quase 3 anos (o PAC pode ser considerado o lançamento marquetístico de sua candidatura), sua candidatura oficial foi lançada em 20/02, no congresso do PT, antes mesmo de sua desincompatibilização como Ministra. Justifica-se a iniciativa como um aumento do esforço de marketing, que aaquela altura deveria ter sido suficiente para alavancar seus índices de popularidade e de potenciais votos.

Nem uma coisa nem outra ocorreu, e seis meses antes da eleição parecem haver sinais de desgaste da imagem da candidata do PT por super-exposição. Sua biografia e realizações pessoais não comportam o tempo distendido de veiculação de sua imagem, assim como não comportam a quantidade de horas de discursos e pronunciamentos realizados.

Já para o candidato do PSDB, a campanha começa de fato. O lançamento de sua candidatura ontém foi a primeira vez em que Serra se manifestou oficialmente como potencial Presidente de República. As primeiras idéias, a orientação de sua campanha e os slogans aparecem pela primeira vez. Cada vez mais parece ter sido adequada a estratégia de se manter aa frente do Governo de São Paulo até o último momento possível, e fica a impressão de que com a serenidade e paciência dos justos, deixou-se gastar as palavras em verborragia incontida daqueles que nada tem a dizer, para simplesmente manifestar idéias quando o ruído parecia nada mais que ruído.

No comments:

Post a Comment