Thursday, May 13, 2010

Cara eu ganho, coroa você perde liberal

Criou-se uma polêmica nesta semana, após entrevista de José Serra por uma Miriam Leitão anormalmente beligerante e vociferante.

Por algum motivo que foge aa compreensão deste blogueiro, Miriam Leitão, economista 100% reativa (porque nunca emite uma opinião nova ou algo que já não seja consenso no mercado), e que tampouco separa o joio do trigo (se reserva aa traduzir o Wall Street Journal uma semana e meia depois de publicado), resolveu tentar colar em Serra a impressão de "inimigo do mercado".

Vejo duas coisas fundamentalmente erradas com isso. Primeiro que Miriam se considere a porta-voz do mercado financeiro. Caso algum analista a tenha ouvido em 2008, estaria comprando Bovespa a 74.000 pontos, euforicamente, imaginando que nunca mais cairia... Por isso, se é que pode-se chamar a Leitão de porta-voz de algum mercado, pode-se chamar de porta-voz dos sem-mercado. É escutando ela que os Srs. de 60 anos que nunca compraram ações entram no mercado para se queimar, vendendo nos fundos e comprando nos topos.

A segunda coisa errada, é a de que para a esquerda, Serra e o PSDB são considerados "neo-liberais". O discurso de Serra, de que é preciso afinar o BACEN com o governo, e não o contrário (que é o que vêm acontecendo por ignorância do "milagreiro" Lula, que não entende lhufas de macro-economia e precisa ser pautado por Meirelles), é a antítese da macro-economia liberal.

Oras, é a segunda edição do mês da aposta petralha cara eu ganho, coroa você perde? Porque se o defeito do PSDB fosse ser "neo-liberal", deveria haver contentamento quando se sinalizasse contradição contra o principal preceito macro-econômico do neo-liberalismo, de independência completa dos Bancos Centrais.

Cheguei inclusive a ler "ah, o neo-liberal já disse que vai interferir no BACEN, vai ser o presidente de tudo". Para quem escreve isso, não há salvação quanto aa credibilidade ou opinião, tal frase é a expressão de que a lavagem cerebral do governo chegou fundo demais, e mesmo que tal cidadão (incluo nisso todos os que repetiram a crítica) estudasse economia e o liberalismo, provavelmente não seria capaz de compreender a coisa porque um rótulo entranhado no cérebro por 8 anos de propaganda vale mais do que 4-5 anos de estudo...

No comments:

Post a Comment